Glosário

Aqui tentarei colocar todas as palavras mais expecificas da mirmecologia para que vos seja mais facil de navegar por aqui. Sugestões aceitam-se.

A

B

C

Castas Divisão social da uma colonia de insetos, normalmente dependendo da sua função (Rainha, Obreiras, Soldado, etc.). No caso das formigas, (existe alguma discução sobre isto) apenas se pode considerar a existencia de três castas, a Rainha ( aqui inclu-o as futuras rainhas), as Obreiras (femeas), e os Reprodutores (Machos) , uma vez que está e a unica separação existente em termos sociais. Muitas vezes fala-se em Soldados, "enfermeiras", etc, mas a realidade é que todas as obreiras, seja qual for a sua morfologia ("Soldados", medias, pequenas) desempenham ao longo da sua vida um numero vasto de funções; nos primeiros meses de vida, costumam encaregar-se dos ovos e pupas, e seguidamente podem encaregar-se de procurar comida, defender a colonia, triturar a comida (no caso de formigas granivoras), talvez esta ultima função seja a unica que é mais especifica das "soldado" uma vez que estas possuem mandibulas fortes para quebar as cascas das sementes.

D

E

F

Feromonas Substancia quimica que libertam para se orientarem ou para dar indicações, e mesno tomar decissões, consoante a intenssidade da mesma (= mais formigas a concordarem, ex. excolha de um novo ninho).

Forageio - Acção realizada por alguns insectos, caracterizada pela procura de comida, outros locais para nidificação, entre outros. Por outras palavras, é o nome que se dá aos passeios que as formigas fazem a supreficie.

G

Granivora: Expecie de formiga que têm como base alimentar sementes, tendo normalmente um depositorio de sementes, com condições ideais para que nao germinem, produzindo tambem uma expecie de bola de sementes mastigadas como forma de guardas comiga para o inverno.

Gaster: Zona posterior da maioria dos insectos, onde se encontram os orgãos vitais e o armazemamento dos alimantos

H

I

J

L

M

Monoginicas: Especie de Formiga que apenas aceita uma rainha por colonia.

N

O

P

Peciolo: Zona do corpo que liga o abdomen e gaster.

Polomosfismo: Caracteristica de algumas expecies de formigas, onde as obreiras têm diferentes tamanhos, forma e cor, consuante a sua função. Por exemplo a Messor Barbacus possui 3 "castas" distintas de obreiras, as menores, que geralmente se ocupam da rainha, da prole e por vezes forageio; obreira normal, sem função expecifica, trabalha nas areas onde é mais necessaria, forageio, cuidado da prole, defesa, transporte de alimento; Obreiras Maiores, usualmente chamadas de soldado, protegem a colonia, transpotam materiais maiores, e em expecies granivoras tem tambem a função de abrir as cascas duras das sementes. Apesar disto, todas as formigas obreiras, independentemente do seu tamanho, ao longo da sua vida executam praticamente todas as funções existentes.

Q

R

Rainha- femea adulta, fertil, sendo geralmente mãe de todas as formigas da colonia. Desenvolvem-se a partir de larvas criada expecialmente para se tornarem sexualmente maduras. Nos casos das Monoginicas, libertam feromonas para inibir a maturação sexual da outras formigas. São usualmente maiores que a crias, possuindo um torso com musculos desenvolvidos para as assas que estão presentes ate ao momento em que é fecundade. Ao contrario do que se pensa as formigas-rainha não têm qualquer poder expecial de decissão na colonia.

S

T

Trofalaxia: -Nome do processo em que ocorre transferencia de alimento entre duas formigas através dos seus estomagos sociais. Algumas especies têm "Formigas-pote-de-mel" cuja sua função é armazenar comida nos seus estomagos, ficando depois responsaveis por alimentar todas as outras formigas, como se fossem "armazem".

U

V

Voo Nupcial - Ocorre em alturas expecificas do ano, dependendo da expecie, quando as condições atmosfericas estão favoraveis, no qual formigas femea (princessas) acasalam com machos de outras colonias, mas mesma expecie, a fim de ficarem ferteis. Apos acasalar o macho morre e a formiga procura agora um local para iniciar a sua colonia, arancando as assas pois nao mais lhe sevirão.

X

Z

Sem comentários:

Enviar um comentário